DRH/CIRC/034/2009, DE 20.10.2009

São Paulo,20 de outubro de 2009.

DRH/CIRC/034/2009
at-projetos/lgsa

Ref.: Sistema informatizado para a concessão de estágios não obrigatórios remunerados pela USP

Senhor (a) Dirigente

Dando continuidade à proposta do Programa Gespública USP da Reitoria, apresentada no Conselho Universitário em 02 de outubro de 2007, referente a estágios, informamos que, a partir de 28 de outubro de 2009, estará disponível, no Júpiter Web (www.sistemas.usp.br/jupiterweb), o novo sistema para solicitação, análise e concessão de estágios não obrigatórios remunerados pela USP.

O novo sistema, denominado Gestão de estágios pagos pela USP, foi desenvolvido visando aprimorar o processo para a concessão ou prorrogação desse tipo de estágios, eliminando etapas do trâmite burocrático, e é fruto do trabalho de um grupo instituído em 2006, composto por servidores da Pró-Reitoria de Graduação, Departamento de Recursos Humanos, Departamento de Finanças, Departamento de Informática da CODAGE e servidores das áreas de pessoal do Centro de Computação Eletrônica e Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.

O acesso a esse sistema está disponível para todos os docentes e servidores designados (servidores que ocupam funções de estrutura).

A solicitação cadastrada no novo sistema será submetida para análise financeira (verificação de disponibilidade de recursos da Unidade/Órgão através do sistema Mercúrio) e, se houver recursos, será submetida, também via sistema, ao Dirigente da Unidade/Órgão para autorização. Nesta fase não há necessidade de emissão de papéis.

Se autorizada a solicitação, será liberada para o Solicitante que poderá, então, selecionar o aluno e dar andamento ao trâmite (abertura de processo com os devidos documentos) para análise do mérito acadêmico e formalização do estágio, de responsabilidade das áreas de graduação da USP quando se tratar de aluno da Universidade. Dessa forma, não há mais necessidade de tramitação pelas áreas de pessoal das Unidades / Órgãos e pelo Departamento de Recursos Humanos da Reitoria.

Todos os detalhes sobre os novos procedimentos estão disponíveis no site da Pró-Reitoria de Graduação (www.usp.br/prg – links Acontece, Professores ou Gestores), nos documentos Workflow de estágios não obrigatórios remunerados pela USP (gráfico); Normatização de estágios não obrigatórios remunerados pela USP (anexos A a H); e Manual do Solicitante / Supervisor de Estágio (Remunerado pela USP).

Ressaltamos que, para os alunos que já estão estagiando, contratados pelo sistema anterior, os procedimentos continuam válidos até que termine o estágio, ou seja, os dados para cadastro de frequência e auxílio-transporte ou cessações do estágio antes do término previsto devem ser enviados às áreas de pessoal das Unidades/Órgão para cadastro. Para os estágios que se iniciarem no novo sistema, contudo, esses cadastros deverão ser feitos pelo Solicitante/Supervisor de Estágio responsável pelo estagiário, seguindo as orientações descritas nos documentos relacionados e não mais pelas áreas de pessoal.

Lembramos que a implantação desse novo sistema visa descentralizar os procedimentos, permitindo a cada participante do processo acesso ao cadastro e consulta dos dados sob sua responsabilidade, procurando reduzir o trâmite de documentos e tornar o processo mais ágil.

Solicitamos, ainda, que V. Exa. encaminhe às áreas de graduação, financeira e administrativa o anexo Ofício Circular DRH/CIRC/033/2009 que contém maiores detalhes e informações técnicas sobre os novos procedimentos.

Profa. Dra. Maria de Lourdes Pires Bianchi

Diretora Geral do Departamento de Recursos Humanos