DRH/CIRC/055/2006, DE 30.06.2006

São Paulo, 30 de junho de 2006.

DRH/CIRC/055/2006
/sb
Ref.: Novas Diretrizes. Curso de Secretários.

Senhor(a) Dirigente

Com o objetivo de acompanhar o andamento do Curso Técnico em Secretariado, proveniente do contrato CODAGE – Instituto Monitor, e efetuar os ajustes que se fizerem necessários, informamos que, no dia 09.06 p.p., realizamos uma reunião na Sala do Conselho Universitário da Reitoria, com um grupo de Secretários inscritos no referido Curso e um representante do Instituto Monitor. Nesta reunião, foram acordados os seguintes tópicos:

1)   Sobre a data para o término do curso (1ª Fase): a data para a conclusão do curso  para os alunos que realizaram poucas ou nenhuma prova foi prorrogada de Setembro para Dezembro de 2006. Assim, visando facilitar a conclusão do curso (1ª fase), foi elaborado um Plano de Estudo Individualizado pelo Instituto Monitor, com o intuito de auxiliar na administração do tempo, no que diz respeito à realização das disciplinas (Anexos I e II).

2)   Sobre desistências: Os funcionários que se manifestaram anteriormente alegando que não conseguiriam concluir o curso na data previamente estipulada ou que pediram desligamento, devem enviar uma carta à Diretora do DRH, aos cuidados da Seção de Treinamento e Desenvolvimento – SCTED, explicitando as razões, e solicitar, caso seja do seu interesse, a permanência no curso (1ª fase). Cada caso será analisado individualmente.

3)   Sobre documentação pendente: se o funcionário necessitar enviar alguma documentação ao Instituto Monitor, poderá fazê-lo tanto em dias de provas, como encaminhá-la à Seção de Treinamento do DRH – SCTED, que se incumbirá de entregar a um portador daquele Instituto.

Por fim, foram definidas algumas responsabilidades entre as partes envolvidas:

Caberá ao Instituto Monitor:

a)   agilizar o envio de respostas aos e-mails de dúvidas;

b)   apresentar um novo plano de estudo, para os inscritos na 1ª. fase,  a partir de 3 de julho até dezembro de 2006, (anexos I e II);

c)   aumentar o número de plantões, bem como a carga horária dos mesmos;

d)   verificar a possibilidade de realizar periodicamente plantões de dúvidas nas dependências da USP, bem como aulas temáticas ou palestras;

e)   encaminhar periodicamente relatório ao DRH/SCTED contendo a situação de todos os inscritos;

f)    enviar material aos inscritos na 2ª fase a partir de agosto de 2006.

g)   apresentar um plano de estudos, com 6 meses de duração, para os inscritos na 2ª fase, ou seja, de agosto de 2006 a fevereiro de 2007;

h)   enviar um portador ao prédio da Reitoria, na Seção de Treinamento e Desenvolvimento do DRH, para retirar a documentação pendente dos alunos, conforme demanda existente;

i)    acompanhar mais criteriosamente os Trabalhos de Conclusão de Curso – TCC, verificando, inclusive, a possibilidade de ampliação do tema sugerido para o trabalho em questão.

Caberá ao DRH/SCTED:

a)   criar e administrar um mailing list dos inscritos;

b)   receber a documentação dos alunos e entregar ao portador do Instituto Monitor;

c)   manter interface com o Instituto Monitor para quaisquer ajustes e determinações;

d)   enviar os relatórios recebidos do Instituto Monitor aos dirigentes das Unidades.

É importante ressaltar que o Curso Técnico em Secretariado é uma oportunidade ímpar para a aquisição de novos conhecimentos, atualização e reciclagem, preparando as pessoas para os novos desafios exigidos pela profissão, além de atender a uma exigência legal.  Neste sentido, o DRH não poupará esforços para viabilizar o término do Curso pelos funcionários, fazendo, quando necessário, os ajustes pertinentes e criando mecanismos que viabilizem sua conclusão.

Por fim, solicitamos a colaboração de V.Sa. no sentido de recomendar, incentivar e facilitar a permanência dos funcionários de sua Unidade no Curso Técnico em Secretariado, mesmo por aqueles que já obtiveram a regularização do seu Registro ou que, por motivos diversos, optem por desistir.

Sendo o que nos cabia, renovamos protestos de consideração.

Cordialmente,

Profa. Dra. Maria de Lourdes Pires Bianchi