DRH/CIRC/035/2006, DE 12.04.2006

São Paulo, 12 de abril de 2006.

DRH/CIRC/035/2006
scted/lgsa

Ref.: Cursos. FUNDAP.

Senhor(a) Dirigente

Temos a satisfação de informar a V.Sa. que a Fundação do Desenvolvimento Administrativo – FUNDAP, centro criado especialmente para capacitar profissionais do setor público, está oferecendo diversos Cursos Técnicos e Comportamentais que visam ao aprimoramento profissional dos servidores, a saber:

1.   Introdução à Informática Básica

2.   Planilha Eletrônica

3.   Melhoria da Qualidade do Atendimento ao Cidadão

4.   Gestão do Atendimento

5.   Legislação de Pessoal

6.   Programa de Desenvolvimento Gerencial – G2 e G3

Anexo, informações sobre o conteúdo dos programas, Objetivos, Público-Alvo, Metodologias etc. Para maior detalhamento, acessar a página da Fundap pelo endereço www.fundap.sp.gov.br.

Aproveitando essa oportunidade, estamos solicitando a gentileza de divulgar estas informações no âmbito dessa Unidade/Órgão, dando ciência, principalmente, aos responsáveis pelas Assistências Administrativa, Financeira e Acadêmica, a fim de que possam organizar uma relação dos funcionários interessados, considerando a compatibilidade do Curso com a função do servidor.

O formulário para encaminhamento da lista dos interessados encontra-se disponível na página do Departamento de Recursos Humanos – DRH pelo endereço www.recad.usp.br/drh, e deverá ser devolvido devidamente preenchido para a Seção de Treinamento e Desenvolvimento – SCTED pelo e-mail ted@usp.br, até o dia 28 de abril próximo.

Maiores esclarecimentos poderão ser obtidos com Cristina ou Marilúcia, na SCTED, pelos telefones (11) 3091.3374 ou 3091.3578.

Cordialmente,

Profa. Dra. Maria de Lourdes Pires Bianchi
Diretora de Recursos Humanos

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Conteúdo dos Programas

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1)Programa de Inclusão Digital: curso de Introdução à Informática Básica para Servidores Públicos do Estado de São Paulo – apoio IPT.

Objetivos: fornecer capacitação aos servidores públicos que não têm conhecimentos básicos de informática.

Público: todos os que não disponham do conhecimento básico; os servidores serão dispensados de suas atividades para as aulas (40 horas).

Metodologia: presencial. Requer habilidade de leitura e compreensão de textos, bem como de manuais e instruções.

Conteúdo Programático: ambiente de trabalho Windows, aplicativo Word (processador de texto), Internet Explorer.

2)Programa de Inclusão Digital: curso de Introdução à Informática Básica – Planilha Eletrônica – apoio IPT.

Objetivos: fornecer capacitação aos servidores públicos que não têm conhecimentos básicos de informática.

Público: todos os que disponham de conhecimentos básicos e introdutórios de informática, especialmente ambiente Windows; os servidores serão dispensados de suas atividades para as aulas (40 horas).

Metodologia: presencial. Material de apoio em CD e roteiros impressos.

Conteúdo programático: serão tratados de forma introdutória.

3)Melhoria na Qualidade do Atendimento ao Cidadão:

Objetivos: disseminar o modelo de gestão voltada para o atendimento ao cidadão e oferecer instrumentos de apoio para o trabalho diário.

Público: todos os que desempenham função de atendimento, acolhem, dão informações e orientam pessoalmente o cidadão na porta de entrada, na recepção, no balcão, no guichê, etc.

Metodologia: visa melhorar a capacidade de decisão e ação. Privilegia a participação ativa e a interação; trabalhos em grupo, dinâmica de grupo, aulas expositivas.

4)Gestão do Atendimento: parceria com a Polícia Militar de São Paulo

Objetivos: levar o participante a associar a relação de atendimento ao desempenho dos papéis:

  • o gestor como elemento de ligação entre a organização e o cidadão;
  • o gestor como estrategista da ação do atendimento na sua organização;
  • o gestor como agente facilitador das atividades de atendimento.

O curso considera:

  • as diretrizes da Lei Estadual nº 10.294;
  • a qualidade do atendimento e as implicações para a organização do trabalho;
  • o papel do gestor;
  • a liderança.

Metodologia:

  • ligar a teoria à prática. Privilegiam a participação ativa e a interação. Trabalhos práticos, dinâmicas de grupo e aulas expositivas.

5)Programa de Desenvolvimento Gerencial: PDG

Objetivos: cultura focada para resultados; elevar a qualidade dos serviços, modernizar o setor. Propiciar conhecimentos técnicos e ferramentas que favoreçam mudanças.

Público: a todos os gerentes, diretores, chefes de seção.

Gerente G2: é o gerente de outros gerentes: coordenadores, diretores de departamento, divisão, assistentes técnicos de direção III.

Gerente G3: é o gerente de equipes; chefes de seção técnica ou administrativa, supervisores de equipes ou células técnicas ou administrativas; assistentes técnicos de direção I e II.

Metodologia: para clientela adulta e profissionalmente engajada; dinâmica de grupo, discussões, troca de vivências sobre as problemáticas abordadas. Acompanhamento e avaliação permanentes. Reuniões de aprendizagem, com elaboração de planos de aplicação prática. Compromisso coletivo; troca virtual de experiências. Portal do conhecimento específico para o PDG. Carga horária: 76 horas.

6)Legislação de Pessoal: promovido pela Unidade Central de Recursos Humanos (UCRH)

Objetivo: aprimorar os profissionais para maior eficiência e eficácia de suas funções.

Público: todos os envolvidos na área de RH.

Metodologia: eletrônico e a distância.

7)Educação Continuada: promovido pela Unidade Central de Recursos Humanos (UCRH)

Objetivos: aprofundar e ampliar a capacitação gerencial iniciada com o Programa de Desenvolvimento Gerencial – PDG.

Público: servidores, egressos do PDG, que ocupam cargos e funções de direção, chefia, assessoramento e assistência à direção.

Conteúdo Programático: os conteúdos programáticos contemplam seis áreas do conhecimento em gestão pública: Gestão Estratégica de Organizações Públicas, Gestão de Programas e Projetos Governamentais, Contratualização de Resultados, Gestão de Pessoas, Gestão do Conhecimento e Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) e Relações com o Cidadão.

 

Formulário de inscrição para os cursos da FUNDAP


Unidade   Seção   Nome   Nº Funcional   Função   CPF   Curso solicitado

Opções de curso:

1 – Introdução à Informática Básica

2 – Introdução à Informática Básica – Planilha Eletrônica

3 – Melhoria da Qualidade do Atendimento ao Cidadão

4 – Gestão do Atendimento

5 – Legislação de Pessoal

6 – Programa de Desenvolvimento Gerencial: G2/GE

7 – PDG – Educação Continuada

Responsável: _____________________________________Fone – ramal para contato: _______

Este formulário encontra-se disponível na página do Departamento de Recursos Humanos – DRH – ““““““““““