DRH/CIRC/062/98, DE 29.07.1998

São Paulo, 29 de julho de 1998.

/tc

O Departamento de Recursos Humanos – DRH, por intermédio da Seção de Treinamento e Desenvolvimento – SCTED, em parceria com a Coordenadoria Executiva de Cooperação Universitária e de Atividades Especiais – CECAE/UNIVÍDEO, ofereceu, ao longo do ano de 1997, os cursos de Iniciação ao Vídeo e de Cabos e Conectores, aos funcionários dos setores audiovisuais das Unidades.

Naquela etapa foram convidados a participar do Curso de Iniciação ao Vídeo, todos os enquadrados nas seguintes funções: Auxiliar de Apoio Educativo, Técnico de Apoio Educativo, Operador de Som, Fotógrafo, Sonoplasta/Iluminador, Operador de Audiovisual, Analista de Comunicação Visual, Auxiliar de Apoio a Eventos e Técnico de Apoio a Eventos. Do curso de Cabos e Conectores, foram chamados a participar todos os enquadrados nestas funções, que tivessem concluído o primeiro curso.

Com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços de apoio ao ensino e à pesquisa, pretende-se estender os programas acima mencionados ao pessoal que utiliza instrumentos audiovisuais em suas atividades, ainda que enquadrados em outras funções.

Solicitamos sua colaboração no sentido de levantar e nos informar os nomes dos interessados de sua Unidade/Órgão, bem como a justificativa da necessidade de sua participação, a fim de que possamos completar a capacitação dos funcionários neste aspecto, além de identificar na Universidade, os usuários da técnica e do equipamento audiovisual.

Sugerimos que este levantamento seja realizado por intermédio do Representante de Treinamento e Desenvolvimento de sua Unidade/Órgão.

A lista dos interessados deverá ser enviada à SCTED até o dia 21.08.98, contendo: nome, função e justificativa da participação em cada um dos cursos.

Cada caso será analisado de acordo com suas especificidades e somente serão aceitos aqueles que necessitem desse conhecimento para a realização de seu trabalho na Universidade.

Seguem anexos os programas dos cursos e, no caso de terem participado, a lista dos funcionários de sua Unidades/Órgão que freqüentaram as aulas.

Maiores esclarecimentos pelos telefones (011) 818-3578 e 818-3541, na Seção de Treinamento e Desenvolvimento – SCTED do DRH.

.

PROGRAMA DO CURSO DE INICIAÇÃO AO VÍDEO

Conteúdo:

• O audiovisual na ciência e na pesquisa – linguagem e formatos
  • As tecnologias atuais.
  • Elementos da fotografia: teoria e prática
  • A sonorização: teoria e prática.
  • Edição: teoria e prática.

Metodologia:

O desenvolvimento dos tópicos de conteúdo dar-se-á através de informação teórica introdutória e de demonstração prática dos conceitos e princípios, com projeção de vídeo e por meio do acercamento aos equipamentos e materiais de trabalho.

PROGRAMA DO CURSO DE CABOS E CONECTORES

Conteúdo:

• Painéis de cabos e conectores.
  • Atenuadores, impedância e balanceamento.
  • Instrumentos de teste.
  • Produção de cabos e soldagem.
  • Circuito fechado de TV.

Metodologia:

• Informação teórica introdutória, demonstração prática de produção.
  • Instalação e manutenção.
  • Análise dos problemas mais freqüentes envolvendo o uso inadequado do cabeamento.