DRH/CIRC/012/97, DE 19.02.1997

São Paulo, 19 de fevereiro de 1997.

Como é de seu conhecimento, o DRH, por meio da sua Seção de Treinamento e Desenvolvimento, e em parceria com a Secretaria de Economia e Planejamento do Governo do Estado, está implantando o Programa de Qualidade na Administração de Recursos Humanos na USP, visando a excelência na prestação de serviços relativos à Administração de Pessoal, propiciando aos Chefes uma maior autonomia na execução das rotinas e instrumentalizando-os para agilizar o atendimento à comunidade universitária.

A primeira etapa do Programa deu-se de junho a novembro de 1996 e consistiu num curso de 72 horas-aula, abordando os conceitos básicos da Qualidade, para formação teórica dos envolvidos. Essa etapa foi encerrada com a análise e padronização das 12 rotinas identificadas pelos Chefes como sendo as de maior complexidade e incidência de falhas. O intuito foi o de exercitar os participantes na aplicação dos conceitos abordados durante o curso e habilitá-los para o processo de revisão das demais rotinas.

Uma segunda etapa iniciou-se em dezembro com a elaboração de um cronograma de trabalho e se encontra em andamento. Foram definidos grupos de trabalho, que vêm se reunindo na Reitoria duas vezes por mês, às terças-feiras, das 13:30 às 18:00 h, para discussão das propostas de melhoria, sendo que, até o mês de junho, tais trabalhos deverão estar concluídos.

Solicitamos sua compreensão e colaboração a fim de facilitar a participação do Chefe de Seção de Pessoal de sua Unidade / Órgão, já que seu conhecimento prático é a única base válida para confecção de um Manual de Normas e Procedimentos e que, uma vez concluído o Manual, será implantado um sistema padrão de processamento das Rotinas de Pessoal para toda a Universidade.